quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Segurança na internet

Olá a todos!

No post de hoje apresentaremos um vídeo que criamos, usando o site XTRANORMAL, para falar um pouco mais sobre a segurança na internet pensando especificamente nas crianças e jovens.

Tema: CONTATOS - A noção de amigo das redes sociais

Escolhemos esse tema por se tratar de um tópico atual e, conforme Monteiro (2001) conclui em sua pesquisa, o contato com os amigos está no topo da lista daquilo que as crianças procuram online.
Tratamos do assunto utilizando como exemplo a rede social Facebook, ferramenta utilizada pela maioria das crianças e jovens. Ainda segundo Monteiro (2001), a existência de riscos inerentes à navegação online foi reconhecida pelos participantes da sua pesquisa como o contato com estranhos, a criação de falsas amizades online, a ofensa por pedófilos, o envolvimento em experiências de fragilização psicológica resultantes em suicídio e a viciação na internet. Assim, além de citar alguns pontos positivos da rede social, chamamos a atenção para o risco de falsas amizades que acabam gerando contato com estranhos e possíveis situações desagradáveis ou perigosas.



Diálogo - Vídeo segurança na internet
Diálogo


Referências Bibliográficas:

Monteiro, A. F. C. (2007). A Internet na Vida das Crianças: Como Lidar com Perigos e Oportunidades. Universidade do Minho (Ed.) V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Monteiro, A. F. C. (2011). GERAÇÃO DIGITAL - OUVINDO AS CRIANÇAS FALAR DE OPORTUNIDADES E RISCOS ONLINE. Universidade do Minho (Ed.) VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Rodrigues, M. R., & Grácio, J. (2011). Uma experiência de utilização segura da Internet com alunos do 1 Ciclo de Ensino Básico. In Universidade do Minho (Ed.),Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação - Challenges 2011 (pp. 135-144). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

1 comentário:

  1. Caros alunos,
    gostei do vosso post e do diálogo que criaram.
    Fizeram um bom trabalho.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar