1. Identificação do programa
- Programa escolhido: Babar e as aventuras
de Badou
![]() |
Fonte: http://www.canalpanda.pt/ |
- Horário: De segunda a sexta às 7:30 e às 17:00. Sábado e domingo às 10:00 e às 17:00.
- Canal: Panda.
- Periodicidade: Todos os dias da semana.
- Tipo de emissão: Desenho animado
- Público alvo: Dos 4 aos 9 anos
- Breve descrição: A série centra-se no neto de Babar, o jovem príncipe elefante Badou. Badou é tal e qual como qualquer outro jovem rapaz: Ele anseia fazer amigos e adora novas aventuras, mas descobre frequentemente que aquelas aventuras podem conduzir a percalços para ele e os seus amigos Chiku e Munroe. Quando o percurso é incerto, Badou recorre ao seu adorado "Papá", o sábio Rei Babar, que o ajuda a encontrar o seu caminho e, nalguns casos, a aprender com os seus erros. Juntamente com os seus amigos e família, o Badou resolve numerosos mistérios, enigmas e situações em Celestville.
- Episódio selecionado:
2. Potencialidades para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa
- Iniciação à escrita: ligação entre as palavras e as imagens;
- Olha para a imagem e produz um texto;
- Produção de texto: imagina uma nova aventura para Babar;
- Produção de um teatro com base de uma aventura de Babar;
- Escolhe uma aventura e reconta a história à turma.
3. Atividade proposta
- Público
alvo: Primeiro
ano (1º ciclo)
- Tempo
estimado: Duas
aulas (50 minutos cada)
- Objetivos: Análise e Interpretação de
texto; conclusão lógica; atuar com agilidade mental diante de situações
diversas, desenvolvendo sua capacidade de pensar, inovar e avaliar riscos
sem medo de enfrentá-los; conhecer suas possibilidades e limitações
aceitando-se com autocrítica; conhecer a história da sua escola, aceitar
regras; explorar o espaço da escola; vivenciar situações problemas.
- A atividade: Em um primeiro momento os alunos assistem ao episódio selecionado. Ao terminarem, o professor inicia uma discussão para que os alunos possam perceber que a escola é como o castelo onde o personagem Badou vive, ou seja, não se pode fazer tudo o que querem em qualquer lugar ou em qualquer hora. Então, o professor propõe que os alunos encontrem, a partir de pistas, um lugar especial assim como Badou encontrou. Já na segunda aula o professor leva a primeira pista para ler junto da turma e distribui as outras por lugares específicos da escola para que possam encontrar uma pista a partir da outra. As pistas devem ser elaboradas de forma simples e devem levar os alunos até algum espaço da escola, definido pelo professor, que seja interessante para os alunos e que os mesmos possam utilizá-lo sempre nos momentos lúdicos.
4. Referências
Sem comentários:
Enviar um comentário