Os jogos, como
ferramenta de ensino, podem trazer para a sala de aula muitas possibilidades de
aprendizagem desde que estejam adequados para o nível de ensino e sejam abordados de
maneira correta. Esses jogos educativos têm integrado cada vez mais o leque de
estratégias de ensino utilizadas pelos professores. E, segundo Araújo, Ribeiro
e Santos (2012), no caso dos jogos educacionais digitais, a interação permitida
entre conteúdo e aluno e a possibilidade de aprender usando recursos digitais
podem favorecer a apreensão de conteúdo e o interesse pela tarefa.
Dessa vez nossa tarefa foi escolher
um jogo educativo, apresentá-lo para turma e fazer uma reflexão (postada
através do Issuu) a respeito do jogo e das suas potencialidades educativas.
O jogo educativo que escolhemos
chama-se Statetris e foi inspirado no tradicional Tetris criado na Rússia em 1984. Pode-se optar entre
níveis fácil, médio e difícil. Os mapas dos países vão aparecendo na tela e,
com a mesma mecânica do Tetris original – controlando o movimento com as setas
do computador -, o jogador deve encaixar o mapa no local correto do globo.
· Jogo escolhido: Statetris
· Link para o jogo: http://www.mapmsg.com/games/statetris/
· Público alvo: Alunos do 4º ano (1º ciclo)
· Áreas curriculares exploradas: Geografia e Inglês
Referências Bibliográficas:
Referências Bibliográficas:
Araújo,
Nukácia Meyre Silva, Ribeiro, Fernanda Rodrigues, Santos, Suellen Fernandes
(2012). Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão
leitora e aprendizagem. In: Bakhtiniana, Rev. Estudos do
Discurso. Vol.7 nº.1 São Paulo jan./jun. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732012000100002&lng=pt&nrm=iso .
Acesso em 17 de outubro de 2012.
Nova
Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/games/2012/09/28/tetris-so-que-na-geografia/.
Acesso em 11 de outubro de 2012.
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