quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jogo educativo - Statetris


Os jogos, como ferramenta de ensino, podem trazer para a sala de aula muitas possibilidades de aprendizagem desde que estejam adequados para o nível de ensino e sejam abordados de maneira correta. Esses jogos educativos têm integrado cada vez mais o leque de estratégias de ensino utilizadas pelos professores. E, segundo Araújo, Ribeiro e Santos (2012), no caso dos jogos educacionais digitais, a interação permitida entre conteúdo e aluno e a possibilidade de aprender usando recursos digitais podem favorecer a apreensão de conteúdo e o interesse pela tarefa.

Dessa vez nossa tarefa foi escolher um jogo educativo, apresentá-lo para turma e fazer uma reflexão (postada através do Issuu) a respeito do jogo e das suas potencialidades educativas.

O jogo educativo que escolhemos chama-se Statetris e foi inspirado no tradicional Tetris criado na Rússia em 1984. Pode-se optar entre níveis fácil, médio e difícil. Os mapas dos países vão aparecendo na tela e, com a mesma mecânica do Tetris original – controlando o movimento com as setas do computador -, o jogador deve encaixar o mapa no local correto do globo.



Informações:

· Jogo escolhido: Statetris
· Público alvo: Alunos do 4º ano (1º ciclo)
·  Áreas curriculares exploradas: Geografia e Inglês 




Referências Bibliográficas:

Araújo, Nukácia Meyre Silva, Ribeiro, Fernanda Rodrigues, Santos, Suellen Fernandes (2012). Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem. In: Bakhtiniana, Rev. Estudos do Discurso. Vol.7 nº.1 São Paulo jan./jun. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732012000100002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 17 de outubro de 2012.

Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/games/2012/09/28/tetris-so-que-na-geografia/. Acesso em 11 de outubro de 2012.

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