É com muito prazer que iniciamos o nosso blog Aprendendo
tecnologias em Portugal. Vamos à primeira tarefa que nos foi dada aqui: a
realização de uma investigação do que é um blog e quais suas possibilidades
educativas. Vamos lá! Aviso aos navegantes: a intenção deste post é pincelar
algumas questões e deixar os breves rastros das nossas pesquisas sobre esses
assuntos.
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Imagem retirada de: http://biobio-unb.blogspot.pt/2012/09 |
Primeiramente,
retomando a definição dada por Maria João Gomes (2005), há que se lembrar que a
palavra blog é a abreviação do termo weblog, da língua inglesa, que
aparentemente surgiu em 1997. De modo geral pode-se dizer que um blog é uma
espécie de página da internet que tem como características principais sua
constante atualização (por meio de mensagens denominadas posts) e sua
organização cronológica. Segundo os autores brasileiros Di Luccio e Costa (2010),
o blog pode ser encarado como um espaço textual revolucionário, sendo um
exemplo onde se encontram as diversas mídias suportadas pela internet,
conectadas, ou não, por informações textuais. Já Cairoli e Gauer (2009), de
forma mais limitada, definem o blog como narrativas do eu na internet tendo em
vista a utilização desta ferramenta muito utilizada por aqueles que desejam
publicar algo pessoal no espaço cibernético.
Quanto
às suas possibilidades educativas, por apresentar algumas características
peculiares, como a possibilidade de comunicação, interação e construção
coletiva, o blog tem sido utilizado de forma efetiva na educação, como uma
alternativa de convivência e aprendizagem entre alunos e professores. Sendo
assim, e retomando as palavras de Gomes (2005), verifica-se que a utilização
dos blogs na educação pode ser distinguida entre o uso deles como “recurso pedagógico”
ou como “estratégia pedagógica”, ou seja, no primeiro caso o blog poderia ser
um espaço de disponibilização e/ou acesso às informações, enquanto no segundo
caso essa ferramenta pode vir a ser um portifolio digital, um espaço de
intercâmbio, colaboração, debate ou integração.
O
que tais colocações nos mostram é que utilizando das potencialidades do blog,
pode-se realizar um trabalho mais dinâmico e interativo que também acaba
estimulando a criatividade e possibilitando a confluência das propostas
docentes e dos interesses particulares de cada aluno. Por isso é extremamente
importante que o docente esteja preparado e saiba quais são seus objetivos e
possibilidades de trabalho, para poder problematizar e instigar suficientemente
seus alunos sem se perder em meio às imensas possibilidades e caminhos.
Referências Bibliográficas:
Cairoli, Priscilla; Gauer, Gabriel Chittó
(2009). A adolescência escrita em blogs. Adolescência e escrita , pp.
205-213. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n2/08.pdf
Costa, Ana Maria Nicolaci, Luccio, Flávia
(2010). Blogs: De Diários Pessoais a Comunidades Virtuais de Escritores/leitores. Psicologia ciência e
profissão, pp. 132-145. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v30n1/v30n1a10.pdf
Gomes, Maria João (2005). Blogs: um
recurso e uma estragégia educativa. In
Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, pp.
305-311. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4499
Caros alunos,
ResponderEliminargostei do vosso texto, mas acho-o demasiado longo. Talvez um esforço de sintetização das ideias fosse importante.
Sugiro ainda que utilizem sempre o mesmo tipo de letra, num mesmo post.
Cumprimentos
Rosário
Na mensagem anterior esqueci-me de referir que considero o cabeçalho do blogue demasiado porque deixando pouco espaço para leitura da mensagem, quando se entra no blogue.
ResponderEliminarOk! :)
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